19 de maio de 2010

Fazer xixi no banho não resolve nada !

Por algum motivo inexplicável, nós evoluímos em proporção colossal em relação aos outros seres vivos desse planeta.

Há algumas centenas de anos atrás, se eu te colocasse em uma jaula com um leão, você não teria a menor chance. Mas hoje, se eu te colocasse em uma jaula com 200 leões e te desse uma metralhadora, você mataria os 200 leões. Doenças estão cada vez mais controladas, etc. Moral da história: se tornou muito difícil matar um ser humano.

Por esse motivo nossa população começou a crescer exponencialmente, desestruturando toda uma cadeia alimentar que existia nesse planeta. Em função disso, nos tornamos uma anomalia.

fazer xixi no banho nao resolve nada

Dentre os vários fatores presentes nos problemas ambientais que estão ocorrendo no planeta, eu arriscaria dizer que a densidade da população humana é o mais relevante e ousaria dizer que poderíamos esquecer de outros fatores se apenas resolvêssemos olhar mais atentamente para esse.

Há 6,8 bilhões de pessoas hoje. A expectativa é que em 50 anos, sejamos 9 bilhões. Isso quer dizer que o planeta terá que acomodar 2,2 bilhões de pessoas a mais. Isso é mais que a população da Europa, África e América somadas. Cada vida extra precisa de comida, energia, água e abrigo e com sorte, até um pouco mais que isso. Todos que viverem nos próximos 50 anos serão afetados por essas mudanças demográficas, não importa onde estejam.

Durante a maior parte de nossa existência o tamanho de nossa população foi controlado pela natureza. Se houver bastante água, alimento e abrigo, a população irá prosperar. Mas quando as doenças, fome ou seca atacam, a vida é reduzida.

Nos últimos 10.000 anos, em geral houve pouca mudança na quantidade populacional do planeta, ela beirava a marca de 1 bilhão. Mas do ano de 1800 em diante, ocorreu um aumento expressivo da população mundial e chegamos a marca de quase 7 bilhões hoje.

Em média, na história humana, um homem e uma mulher sobreviviam apenas até terem 2 filhos e por isso a população humana não aumentava. Prolongar a vida através do controle de doenças é talvez um dos maiores feitos da humanidade. Mas viver com saúde e por mais tempo tem consequências: crescimento populacional. A produção de alimentos não aumenta tão rápido como a reprodução humana. A demanda acabará superando a oferta. A capacidade produtiva do planeta tem limites físicos e esses limites determinarão quantos seres humanos ainda poderemos suportar.

Quando vemos o quanto é difícil reproduzir o que a natureza faz diariamente para nós, começamos a apreciar o mundo que temos. Mesmo com todos nossos aparatos tecnológicos, ainda somos dependentes do sistema natural de recursos para sobreviver. O grande problema é que o poder da população é infinitamente maior que o poder do planeta em fornecer esses recursos ao homem.

Conforme a população cresce, o ser humano através da agricultura e indústria, explora esses recursos com maior eficiência. Mas cada vez mais, vemos os sinais de esgotamento. Estamos chegando ao limite de nosso meio ambiente. Vivemos quase além da capacidade de nosso meio nos sustentar.

Assimilar a natureza é crucial para todos nós. É uma relação que estamos levando ao limite à medida que continuamos a crescer em números. Cada pessoa que nasce exercerá suas exigências sobre o planeta. E um dia não teremos mais capacidade de cumprir essas exigências.

Eu sei que estamos destruindo o planeta e sei que as coisas estão se agravando. Mas a questão é que a menos que controlemos o aumento de nossa população, isso será inevitável. Temos uma população crescente com uma oferta decrescente de recursos.

Reciclar o lixo, economizar água e fazer xixi no banho também é importante, aliás qualquer atitude para evitar o desperdício é válida, mas isso só irá nos dar mais tempo, não irá solucionar o problema. E a essa altura do campeonato, temos que solucionar o problema e não prorrogá-lo.
____________________________________________________________

21 comentários:

  1. O texto ficou meio grandinho, mas concordo com você que um dos maiores (senão o maior) problemas é a superpopulação.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6/04/2010

    quando as pessoas se ligarem que não há lugar para tanta gente, será tarde d+

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6/04/2010

    parabens bela materia

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6/04/2010

    é legal bom asssunto abordado mas o problema das grandes quantidade de filhos se vc ver é de quem? dos pobres, n sei oq tem na cabeça se n conseguem nem ao menos se sustentar fazer 4 5 6 9 filhos sabendo q vão passar nescessidade hj em dia tem tantos metodos pra previnir o governo da de graça mas pq não procuram?

    ResponderExcluir
  5. Mas são as pessoas mais pobres que tem mais filhos, mal conseguem sustentar, e estes não tem educação suficiente para poder ver de uma maneira global a situação envolta delas.

    ResponderExcluir
  6. Pelo menos aqui no Brasil, a taxa de fertilidade não chega a 2 filhos por mulher.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo6/04/2010

    E se o problema não for causado pelos humanos???

    Ou seja, a destruição da Terra faz parte do seu ciclo de vida...

    ResponderExcluir
  8. Anônimo6/04/2010

    e o xixi!!??

    ResponderExcluir
  9. Anônimo6/04/2010

    Muito bom o texto...

    ResponderExcluir
  10. ótimo texto, mt verdade tb...

    ResponderExcluir
  11. Anônimo6/04/2010

    Fazer xixi no banho só dá micose kkk.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo6/04/2010

    acho que o problema não é na quantidade de pessoas,por exemplo, levando em consideração que a china abriga quase um sexto da pupulação mundial dentro de um território relativamente pequeno, para mim, o grande problema é que 90% da população do mundo é composta por idiotas,
    to cansado de escutar que o ser humano é naturalmente corrupto, nnao acredito nisso, acredito que na nossa sociedade os corruptos se dão melhor e é isso que precisa ser mudado, uma vez que nao exista mais seleção natural, precisamos de uma revolução na educação antes de qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  13. CAMPANHA:
    "Economize água, faça xixi no banho!"

    eu apoio

    ResponderExcluir
  14. Mas está errado anular a idéia do tal "xixi no banho".Uma causa sua,pode fazer muita diferença.Hoje fui em uma exposição no Ibirapuera,"Carta da Terra",você devia ir,se pensa dessa maneira.Não pense nos problemas mundiais.Pense nos problemas da sua região,pois,assim eles parecem menores e causam uma grande diferença ...

    ResponderExcluir
  15. Olha só, ninguém disse que é a solução.

    Só ajuda. A solução é muito maior que isso. Eu defendo que no Brasil e em outros países como China, países africanos (talvez)e etc. é bom ter aquela lei japonesa de pagar multa por ter mais de um filho, controlando assim a população.

    ResponderExcluir
  16. falou... falou.. e falou!!! e CITOU o "xixi no banho" no final do texto!!! matéria sensacionalista tentando acabar com uma pequena ajuda por parte de uns, q juntando da um resultado muito bom no mundo de hj, onde o consumo da materia prima do meio ambiente esta super exagerado!!

    ResponderExcluir
  17. Concordo com o último comentário ,
    vc falou ,falou e no fim concordou
    q tem uma certa importância em fazer xixi
    no banho...prorrogar é uma forma de tentarmos
    achar uma soluçaõ definitiva no futuro.
    usou o titulo como uma forma de chamar atenção..
    E consegui ,mas.... !!

    ResponderExcluir
  18. Juliana6/04/2010

    O problema não está em quantas pessoas nascem mas sim em quantas morrem... O homem está adiando cada vez mais essa data, a morte é uma parte da vida. Não devemos impedir que novas vidas se formem mas sim aceitar que a vida é um ciclo que tem fim!

    ResponderExcluir
  19. "Mas são as pessoas mais pobres que tem mais filhos, mal conseguem sustentar, e estes não tem educação suficiente para poder ver de uma maneira global a situação envolta delas."

    É estatisticamente comprovado que quanto maior a educação da pessoas, menos ela tem filhos.
    _______________

    "E se o problema não for causado pelos humanos???

    Ou seja, a destruição da Terra faz parte do seu ciclo de vida..."


    Também acredito que nossa extinção é inevitável. Algum dia desapareceremos assim como os dinossauros.
    _______________

    "O problema não está em quantas pessoas nascem mas sim em quantas morrem... O homem está adiando cada vez mais essa data, a morte é uma parte da vida. Não devemos impedir que novas vidas se formem mas sim aceitar que a vida é um ciclo que tem fim!"

    Fantástico ponto de vista! Concordo com você, mesmo desejando ser imortal. HEHE

    ResponderExcluir
  20. Anônimo6/07/2010

    parei de ler o texto nessa frase
    "Por algum motivo inexplicável, nós evoluímos em proporção colossal em relação aos outros seres vivos desse planeta."
    não te culpo por não entender evolução somos muito mal educados no assunto porem não faça afirmações sem saber se são corretas.
    em termos biológicos tudo que está vivo é igualmente evoluido, existem organismos mais complexos que os outros mas não mais evoluidos, a não ser que a comparação seja com algum organismo ja extinto.
    evolução é uma questão temporal somos bem adaptados ao nosso ambiente atual, por isso a luta para mante-lo como é. porem somos tão bem adaptados ("evoluidos") quanto qualquer outra coisa viva por ai..

    ResponderExcluir

Gostou ?

Não gostou ?

Deixa um comentário aí embaixo !