5 de julho de 2010

Deveríamos ensinar religião para nossas crianças ?

Não podemos negar que as crenças de nossos filhos são diretamente influenciadas por nós. Se você foi criado na fé cristã, provavelmente seus filhos irão ser cristãos. Mas afinal, por que você não é hinduísta ?

Porque você nasceu no Brasil e não na Índia, pois se tivesse nascido na Índia muito provavelmente seria hindú, se tivesse nascido na Dinamarca na época dos vikings você provavelmente acreditaria no deus Thor, se tivesse nascido na Grécia antiga acreditaria em Zeus, etc.

Está claro que sua opção religiosa foi uma questão de hereditariedade. Ambos concordamos que não há razão particular para se crer no Deus cristão somente por você ter nascido acidentalmente aqui. É tudo uma questão de fé, e ninguém pode ser julgado por sua opção religiosa, não estou aqui para discutir isso. A questão é outra: por que as crianças deveriam ser vítimas de uma particular tradição em vez de escolherem por eles mesmos no que acreditar ?

Não poderíamos conservar os costumes, as tradições, a história, sem impor sobre as crianças visões sobre o universo cujo a ciência moderna simplesmente já provou que são falsas ?

Ou você realmente acredita que o mundo foi criado em 6 dias ?

deveriamos ensinar religiao para nossas crianças

Acredito que a essas crianças, está sendo dada uma visão um pouco deformada do mundo. Com absoluta certeza, é extremente importante aprender sobre o nosso passado. Mas o que me incomoda é que na busca disso, a estas crianças inocentes, ensinam falsidades flagrantes.

As crianças são muito vulneráveis ao meio em que vivem, isto todos nós já sabemos. Uma criança é geneticamente pré-programada para acumular conhecimento das figuras de autoridade. O cérebro deles está pré-disposto a crer no que os mais velhos dizem, pelo menos até uma certa idade. Eles acreditarão em qualquer coisa, mesmo se tratando de algo absurdo. E logo, quando a criança crescer, terá a tendência de transmitir os absurdos para as outras. E isto não está certo.

Deve se permitir ouvir diferentes perspectivas sobre as coisas para que ela possa investigar e desenvolver suas faculdades críticas, enxergar pontos de vista diferentes e decidir qual é o melhor para si. Enfim, deve encontrar seus próprios caminhos sem nenhum molde particular. Nossa verdadeira percepção de bem e mal não tem nenhuma relação com a religião. Gosto de acreditar que há bondade e generosidade na natureza humana e, de maneira alguma, necessitamos da religião para definir a moralidade.
____________________________________________________________

6 comentários:

  1. Anônimo7/07/2010

    excelente, acredito que o unicef e o estatuto da criança e do adolescente deveriam proibir os pais de forçarem seus filhos a seguir sua religião.
    nós deveríamos ser livres para escolhê-la somente aos 18 anos quando temos plena capacidade de decidir por nós mesmos.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Acho importante a questão, mas minha opinião diverge um pouco da sua. Não faço ideia de sua idade, mas me recordo de quando eu era pequeno e costumava-se ensinar religião e Moral e Cívica na escola. Cantava-se o Hino Nacional e orava-se um Pai Nosso ou Ave Maria. Hoje sou evangélico e sabe o que percebo no mundo?: todos querem a tal liberdade de pensamento, de religião mas não sabem o que pedem. Se soubessem, o mundo deveria ser melhor, já que a religião foi tirada das escolas, os "direitos" ampliados e tal. Mas o que vemos é o contrário: ausência de ética, moral, respeito e amor ao próximo. A busca hoje é por um falso individualismo que busca apenas seus prazeres imediatos e esquecem que pode sim existir uma possibilidade de uma outra vida além dessa que vivemos. Afinal, se você pensar, são 50% de chance de existir um Deus que se importa com o que você faz e te oferece uma vida eterna e 50% de chance disso ser uma balela e vivemos num mundo como formigas que comem e bebem sem pensar.
    Não me importo com qual seja a religião ensinada, pois todas elas falam de um Deus e de paz e amor entre pessoas e isso deve ser ensinado, porque, se não forem os pais, quem mais fará? Ou você pensa que a rede de televisão se importa com seu coração? Ou que a empresa de cerveja se importa se você é uma pessoa boa... ou que a griffe de moda está se lixando para sua vida emocional. Um ponto te digo, as religiões tem seus defeitos, todas elas, mas elas se importam com quem você é e não com o que você tem. Pense nisso. Talvez você não creia que Deus tenha criado o mundo em 6 dias, mas possa ver que essa não é a questão para qual sua atenção deveria se voltar e sim para o que você tem feito de bom para si e para os outros neste mundo. Não custa nada tentar.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7/07/2010

    Eu realmente acredito que o mundo foi criado em 6 dias.
    "Não poderíamos conservar os costumes, as tradições, a história, sem impor sobre as crianças visões sobre o universo cujo a ciência moderna simplesmente já provou que são falsas?"

    ???

    Falsas?
    Quanto mais os cientistas estudam, mais eles não conseguem explicar como o universo foi criado.

    Mas voltando ao assunto do tópico:
    Só ensina religião pras crianças aquele pai (ou adulto) que é realmente convicto da sua.
    E se é realmente convicto é claro que essa pessoa vai passar seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo7/07/2010

    Deveria haver religião nas escolas sim, porém todas elas, para que a criança tenha noção da filosofia de cada uma e possa escolher uma (ou mais) para seguir, porque a ciencia é 50% de tudo, não 100%.

    ResponderExcluir
  5. parabéns companheiro....Dawkins ou é uma fonte de inspiração ou é um grande colaborador sinestesista do seu modo de pensar....assim como eu também...concordo completamente com sua posição...
    aliás, o último parágrafo do seu texto define precisamente a mensagem principal....o desenvolvimento das faculdades críticas e observação e reconhecimento de pontos de vistas diferentes...o bom senso deve vir do berço...mas a imposição ideológica deve ser erradicada...

    ResponderExcluir
  6. Quem foi que provou que o mundo não foi feito em 06 dias? O maluco que criou a teoria da evolução morreu sem acreditar nela. E detalhe recebendo cultos em casa. dá pra acreditar? Estou aberto a discursões.

    ResponderExcluir

Gostou ?

Não gostou ?

Deixa um comentário aí embaixo !